PróSERTÃO: Semeando o amor de Cristo nos corações nordestinos.

Um árduo sol, vegetação seca, clima quente e uma população de semblante sofrido e tão desprovida de recursos. Quem nunca ouviu falar do sertão nordestino? A seca, ocasionada pelo baixo índice pluviométrico e má distribuição de chuvas na região, é, sem dúvidas, um agravante, sendo assim, um desafio de sobrevivência para os próprios sertanejos. A população sofre com a falta de chuvas, o que resulta em incontáveis prejuízos na lavoura e até mesmo com o gado, que não resiste à falta de água e alimento.
Os que têm oportunidade, “arriscam a sorte”, nas cidades grandes em busca de melhores condições de vida para si e sua família. Porém, não são poucos, os que por falta de opção, permanecem na região.
Na busca de apresentar o verdadeiro alimento espiritual a essas famílias tão castigadas pela seca, a PróSERTÃO, composta por pastores, missionários e líderes de denominações diferentes, sonha com o dia em que todos os sertanejos serão rendidos pela graça e misericórdia do Senhor Jesus. Para isso, mobiliza igrejas evangélicas de todo Brasil, capacita líderes e pastores das igrejas no Sertão, forma missionários e líderes para o Sertão, além de incentivar o sertanejo a criar estratégias sustentáveis de melhoria de vida com o intuito de multiplicar comunidades evangélicas na zona rural do Sertão Nordestino.

Apresentando a “Água Viva”, aos sertanejos.

Na proclamação do evangelho, a PróSERTÃO atua através de conferências e proclamação da Palavra em regiões carentes do Senhor Jesus. Disponibilizam também cerca de 600 bíblias e devocionários “Pão Diário” por ano, por um preço reduzido. Outra grande vantagem do projeto, é que, além de facilitar projetos missionários de parceiros através de contatos e apoio, ainda promovem eventos para capacitar e treinar missionários para a expansão da obra do Senhor.
Em se tratando de treinamentos, atua através da parceria com Palavra da Vida de Benevides para que os estudantes possam fazer um mini-estágio; No CMM, incentivam e desafiam pessoas compromissadas na obra missionária; organiza e coordena cursos de hermenêutica e doutrina.
Para uma maior capacitação no ministério infantil são realizados congressos infantis, que conta sempre com um bom número de participantes de igrejas de diversas denominações. Através de oficinas e palestras, os participantes são treinados e orientados para que desenvolvam um efetivo e dinâmico trabalho com crianças e também, adolescentes.

Investindo em trabalhos sociais

Visando uma melhor qualidade de vida do sertanejo nordestino, a PróSERTÃO oferece cursos e prática aos agricultores e interessados sobre como, por exemplo, um solo pobre no sertão recebe nova força para produzir.
Os agricultores têm a oportunidade de aprender sobre compostagem e cobertura de material orgânico, mostrando inclusive, como plantar árvores e como construir uma horta que suporte altas temperaturas. Foi instalado um sistema de irrigação com gotejadores com baixo consumo de água. Os missionários ainda acompanham hortas em alguns municípios, entre eles, Barão de Grajaú, Rancho da Lua, Barras e Alegre.
As mulheres dos povoados também se beneficiam com os projetos sociais. Através de cursos e oficinas, elas aprendem a fazer produtos artesanais para gerar uma fonte de vida e beneficiar a vida da família.
Deus tem movido e levantado seus servos para Sua obra. Várias igrejas já começaram a levar o evangelho na zona rural. As comunidades de Barras (Alegre, Padre Mário, Ponta do Mato, Brejo-Chapada e Calderão) recebem visitas e acompanhamento regularmente. Outras comunidades que também recebem constante acompanhamento são Olho d’ Água do Mato de Baixo, Marruá, Ilha e Buritizinho , localizadas em Barão de Grajaú. Além destes, com o apoio da ProAv, muitos templos na zona rural ainda serão levantados para a honra e glória de Jesus.

Parcerias:

Apesar de nem todas serem feitas de forma formal, muitas cooperam com A PróSERTÃO em prol do bem dos sertanejos, entre elas, a AgenTI, AICEB, APEC, Betel Brasileiro, Editora Cristã Evangélica, Editora Esperança, FATEV, IBRAEMA, JUVEP, JMN, Missão Zero, MOVIDA, ONCC, Oxente, PIBA, PV Nordeste, PV Atibaia, PV do Norte, ProAV, RTM, SAM, SBB, SEDI, SCEN, Igrejas Locais, Igrejas sustentadoras e pessoas individuais.

Texto retirado da primeira edição da Revista da PróSERTÃO, página 4.

Abrir chat
1
Como podemos ajudar?
Olá, somos a missão PróSERTÃO.

Você tem uma dúvida ou pergunta? Estamos aqui para ajudar você.